PORQUE NADA É PRA SEMPRE

Muito tempo atrás, quando o mundo ainda era mundo, nos primórdios do tempo, a humanidade vivia a chamada Época Dourada, ou Idade de Ouro. Nessa época, a deusa Harmonia permitia que os deuses vivessem em harmonia com as pessoas. E que as pessoas vivessem em harmonia com as pessoas. E que deuses, pessoas, animais e natureza vivessem em harmonia. A deusa Abundantia dava todo o sustento de que precisassem. Juno, Afrodite e Amor transformavam o lugar todo em um grande Éter: corpos exuberantes, belezas incomparáveis (mas nenhuma comparada a você Juno, calma!). Fauna e Flora davam a beleza natural de que o planeta necessitava. E Dies fazia os dias mais bonitos, e sua mãe Nix as noites mais lindas. Mnemósime e as nove musas cantavam, dançavam e interpretavam, e suas belezas e talentos eram admirados até pelo mais carrancudo dos humanos.

Tudo ia bem demais até que Discórdia, mesmo sem ter sido convidada para a festa, resolveu aparecer com um "presente" para as mulheres do lugar: um Pomo da Discórdia com a inscrição "para a mais bela das deusas". Tamanha foi a disputa entre as deusas que a visão de paraíso começou a ruir abruptamente. Houve muita fuga e muita ira. Abundantia não quis mais participar de uma sociedade em que Amor não tivesse lugar. Foi instaurado o caos. Foi nessa época que novos deuses começaram a acompanhar Gaia: os demônios Íncubo e Súcubo, Tânato, Plutão, Míser, Nêmesis. E a humanidade presenciou a abertura do portal de Averno.

Desde então, os deuses e os mortais originais se ressentem dessa época de tamanha paz. Sentem muita falta, inclusive, de pessoas com as quais conviviam e que não existem mais. Talvez tenham sumido, talvez tenham fugido, talvez tenham morrido. Talvez tenham se esquecido desse tempo e dessas pessoas. Talvez tudo tenha sido uma grande ilusão provocada por Somnos ou um delírio provocado por Fantasia. A verdade é que as pessoas começaram a sentir um grande peso por dentro, uma mistura de remorso, de nostalgia, de tristeza e de alegria. Vez ou outra, percebe-se que um sorriso se desenha junto a uma lágrima, ou uma lágrima nasce em meio a um sorriso. Tudo por conta das lembranças doídas e prazerosas de um tempo maravilhoso que a incerteza não deixa saber se voltarão. Ou se haverá novos dias tão felizes.

É que ninguém percebeu, estavam todos ocupados para perceber, que, quando os deuses maus apareceram, um outro deus discreto, silencioso, da cor da sombra que deixa as lembranças e os sonhos sem cor, surgia em meio ao vácuo do Universo. Foi assim que nasceu o deus Saudade.

Planos impossíveis Uma semana sem te ver. Eu já sabia que isso ia acontecer. O tempo passa eu fico mal. É ilusão achar que tudo está igual. Você apareceu pra mim. Não posso evitar me sentir assim. O que eu faço pra escapar dessa vontade que eu tenho de falar toda hora com você? Faço planos impossíveis pra te ver mas, pra mim, são tão reais. O que aconteceu, eu não me lembro mais. Eu poderia escrever mil canções só pra você. Poderia te falar meus motivos pra gostar tanto de você. Me diz quando a gente vai se ver. Pra eu poder te abraçar e tentar te explicar a falta que você me faz. Eu não aguento mais ficar tão longe de você. Você me diz que não tá bem. Que não para de pensar em mim também. Agora, antes de dormir, por dois segundos eu consigo até sorrir. Por que essa complicação? Distância é o fim pra quem tem coração. Será que eu devo te dizer que eu quase choro quando falam de você? Mas eu consigo segurar pra ter certeza que ninguem vai reparar que eu tô cada vez pior. E a saudade em mim é cada vez maior. E eu não sei se algum dia eu já me senti assim. Eu nem me lembro de querer alguém como eu quero você pra mim. E é por isso, que eu vou te dizer.

DO QUE VOCÊ TEM SAUDADE?|NADA É PARA SEMPRE|AOS OLHOS DA SAUDADE, COMO O MUNDO É GRANDE|É MELHOR TER AMADO E PERDIDO DO QUE NUNCA TER AMADO|ISSO TAMBÉM VAI PASSAR

Joey: the biggest loser

Desconsidere que Joey é o personagem de quem mais gosto em Friends.

Sim, Joey.
Antes de mais nada, é preciso entender que Joey foi o personagem que mais evoluiu nas 10 temporadas. No começo, todos eram muito preocupados em ser perfeitos, em não serem julgados. Com o tempo, os produtores perceberam que a graça do negócio está justamente em ver como os personagens são totais perdedores.
Joey foi o que mais assumiu esse status de perdedor. Na primeira temporada, ele era o galã do pedaço. Rachel o desejou, Monica o desejou "por causa dos braços" quando ele se mudou para o apartamento de Chandler... Nas últimas temporadas, sua "burrice" foi seu charme: chegaram a cogitar que Joey não acharia estranho se casar com Phoebe "grávida" e, 9 meses depois, não nascer um nenê.
Com o desenvolvimento dos personagens, todos conseguiram algo na vida. Joey, por outro lado, continuou sendo o ator fracassado, mulherengo (nem tanto no fim) e, o ponto que defendo aqui, o que mais perdeu em toda a série - em especial na décima e derradeira temporada.
Aqui, listo as principais perdas que Joey teve.

1. Sua carreira de ator nunca decola
S02 E16 - The one where Joey moves out

Uma única vez ele teve algum sucesso em DOOL. Nessa época, ele mudou de apartamento após uma briga com seu melhor amigo, Chandler.

When I was young I never needed anyone...
No fundo, ele descobriu que não foi bom mudar de apartamento. Ele gostava muito de Chandler. Sentia muito a falta dele - embora os dois tenham demorado muito para admitir.
Enquanto isso, Chandler arrumava outro cara para morar com ele.

2. Chandler "troca" Joey por Eddie
S02 E17 - The one where Eddie moves in

Eddie foi um dos personagens mais whatever que passaram por Friends.
E Chandler age como se tivesse trocado mesmo. Como se Joey fosse uma ex-namorada e Chandler quisesse que ele visse que ele estava bem com "outra".

3. Drake Ramoray morre
S02 E18 - The one where Dr. Ramoray dies

"What's the matter, Dina? Don't you recognize your own... mother?"
O único personagem de Joey que durou muitas temporadas, o personagem ao qual ele era mais apegado, é morto pelo roteirista porque Joey declarou para um jornal que era ele quem inventava a maioria de suas falas. O personagem até voltou à vida, com o cérebro de outra personagem morta na novela, mas Joey sempre revivia seu personagem, fosse para enganar uma mulher, fosse para conseguir que Phoebe encontrasse um cara de quem ela gostou no hospital, o que indica (e, quando soube que Dr. Ramoray seria morto, ficou bem abalado) que, para ele, foi uma perda grande.

4. Joey perde TUDO
S04 E02 - The one with the cat

Pelo menos ele ganhou 5 pratas.
Tentando vender a estante que fez sozinho, um legítimo trabalho italiano, Joey, para provar que cabe uma pessoa adulta dentro dela, entra na estante e o ladrão o prende lá levando tudo da casa.

5. Chandler trai Joey com a namorada dele
S04 E07 - The one where Chandler crosses the line

Os motivos da caixa são 3.
Joey finalmente tem uma namorada mais duradoura. Chandler, porém, "fura o olho" do amigo e fica com ela. Joey acaba aceitando depois de um tempo. Mas o acontecimento não deixa de ser uma perda - e para o melhor amigo!

6. Chandler sai do apartamento para morar com Monica
S06 E01 - The one after Vegas

"E se eu desempacotar minhas coisas aqui?"
"Então você vai ter que ficar entrando e saindo pra pegar suas coisas..."
Depois de Vegas, Chandler e Monica decidem morar juntos. Consequentemente, Joey perderá seu companheiro de quarto (de novo). Claro, vai ganhar Rachel (o que se tornará várias perdas, veremos) (e Phoebe, por um tempo), mais tarde. Mas não cobre a falta do amigo.

7. Joey perde o plano de saúde
S06 E04 - The one where Joey loses his insurance

Damn it 7 pounds!
Morando sozinho e desempregado, Joey tem que fazer alguns cortes no orçamento - o plano de saúde é um dos gastos extras que são cortados. Pobreza e falta do amigo. Definitivamente, um dos piores momentos de Joey.

8. Rosita morre
S07 E13 - The one where Rosite dies

O corpo nem esfriou!
A prova de que Joey é um molecão apegado a seus pertences é que ele dá nome às coisas: Steve, o vídeo-cassete, e Rosita, a poltrona. Rachel quebra Rosita e, para Joey, ela está "morta".

9. Dina, a irmã preferida de Joey, aparece grávida de um zé-mané
S08 E10 - The one with Monica's boots

"Dear beloved, we are here to celebrate..."
Segundo Joey, Dina era sua irmã preferida. "She is the smartest of the family. Do you know de ACTs? She took them!", disse ele. Joey sentiu que tinha perdido a "menininha" dele, segundo ele mesmo.

10. Rachel vai morar com Ross
S08 E14 - The one with the secret closet

"I like big butts and i can not lie".
Ross fica bravo porque está perdendo todos os "eventos" de Emma. Mesmo estando apaixonado por Rachel, Joey sugere que ela vá morar com Ross. Ela primeiro se recusa porque adorava morar com ele mas acaba aceitando.

11. O lance com Rachel não dá certo
S10 E03 - The one with Ross' tan

Talvez eles fossem muito friends mesmo.
Mesmo com a permissão de Ross (que está com Charlie, ex de Joey), Rachel e Joey não conseguem, digamos, consumar o ato físico do amor. Acabam decidindo continuarem apenas amigos.

12. Phoebe se casa
S10 E12 - The one with Phoebe's wedding

Here, there and everywhere.
"O que isso tem a ver com Joey?", você pergunta. Acontece que, em vários episódios, Phoebe e Joey deram a entender que um estava se "guardando" para o outro. Em S06 E25 - The one with the proposal (part 2), inclusive, Phoebe e Rachel disputam Joey e Ross como "backup": eles se casariam caso chegassem aos 40 solteiros. Após alguma confusão, Joey fica de step de Phoebe e Ross fica de step de Rachel.
Tudo poderia ser uma brincadeira, Phoebe e Joey, apesar de tudo, eram apenas amigos, mas não deixa de ser uma perda de Joey.

13. Estelle morre
S10 E15 - The one where Estelle dies

"Joey! It's Estelle!"
A única agente que se interessou por Joey, mesmo esquecendo de lhe avisar dos testes, falando de um papel secreto pois o ator principal seria demitido (no caso, o próprio Joey) e vendendo os ingressos para a estreia do filme de Joey, tem muito carinho de nosso protagonista. Ela, porém, morre e ele sequer tem uma chance de se despedir dela (ok, ele e o-cara-que-come-papel vão ao velório dela). Mas, de qualquer forma, ele fica sem uma das únicas pessoas que acreditaram nele. Esse é, talvez, o primeiro sinal concreto de que o grupo, aos poucos, vai se desmanchando.

14. Rachel em vias de se mudar para Paris
S10 E16 - The one with Rachel's going away party

Não perde o bom humor nunca.
Mesmo tendo aceitado "perder" Rachel para Ross, é claro que Joey nunca deixou de sentir algo por ela. A mudança de Rachel para Paris significa mais do que a primeira baixa de fato do grupo: Joey perde a amiga e a única por quem foi apaixonado. Inclusive, ele tenta se matar duas vezes nesse episódio por conta da partida de Rachel.

15. O pato e o pinto morrem
S10 E17 - The last one (part 1)

"Chuck" e "Dick".
Não há um episódio em que o pato e o pinto morrem. Eles simplesmente deixam de aparecer - e ninguém percebe que a aparição deles começa a ficar tão escassa. Só no último episódio, em que Joey compra para Monica e Chandler novos pato e pinto porque "os outros dois foram morar naquela fazenda", é que nos é falado que os dois morreram.

16. Ross e Rachel voltam a ficar juntos
S10 E18 - The last one (part 2)

"I left the plane..."
Ross e Rachel, finalmente, decidem ficar juntos. O sinal definitivo (mais uma vez, em se tratando de Ross e Rachel), de que Joey não ficaria com a única mulher por quem ele fora apaixonado.

17. Monica e Chandler saem do apartamento
S10 E18 - The last one (part 2)


Essa história, na verdade, começa no S10 E10 - The one where Chandler gets caught, que é quando Joey - e os demais - ficam sabendo que Monica e Chandler irão sair do apartamento e se mudar para uma casa longe. Mas só vem a se concluir no episódio final mesmo, quando todos deixam o apartamento de Monica vazio. Apesar de Chandler e Monica, em episódios anteriores, terem dito (mesmo que brincando) que, quando morassem juntos, teriam um puxadinho onde Joey pudesse envelhecer, e, no episódio em que Joey vai conhecer a casa, tenham dito que ele teria um quarto para si, tudo indica que Joey ficou, mesmo, no apartamento 19.

Ou seja, só na décima temporada são sete perdas de Joey. Um dos mais carismáticos é o que mais "sofre". Entre aspas porque o bom humor dele é tanto que ele sofre mas logo fica bem de novo. Tudo indicava que ele ficaria sozinho mesmo. Mas, ver seu mundo desmoronando pedaço por pedaço, dá uma sensação pior ainda.

Mais um forte indício de que Joey perdeu tanto que não suportou é a série "Joey", uma espécie de epílogo de Friends, em que Joey se muda para Los Angeles para tentar sua carreira de ator.

Manda pra alguém:

CONVERSATION

0 comments :

Postar um comentário